Zootecnistas participam de workshop com autoridade mundial em nutrição de silvestres

05/11/2013 19:00

Zootrition image

    De 23 a 25 de setembro de 2013, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil – SZB promoveu o Workshop ZOOTRITION 2013, realizado no Aquário de São Paulo. O evento contou com a presença da Zootecnista, Dra. Ellen S. Dierenfeld, referência mundial em nutrição de animais silvestres cativos.

    Dentre os objetivos alcançados no workshop, se destacam o treinamento prático realizado com os profissionais presentes sobre as várias funções do Zootrition (software de manejo de dietas utilizado pelos Zoológicos dos EUA e Europa) e a criação de um banco de dados conjunto, específico para o Brasil, contendo informações nutricionais sobre os produtos comerciais locais, vários tipos de forragens, frutas, legumes, nozes, sementes e presas utilizados na alimentação de animais de zoos e aquários brasileiros que posteriormente será catalogado, organizado e divulgado pela SZB aos seus Associados.

    No final do workshop formou-se um comitê de trabalho da SZB para compilar e discutir informações sobre ecologia alimentar, registros de dietas em cativeiro, avaliar e recomendar perfis nutricionais para espécies brasileiras.

Zootecnistas, técnicos responsáveis pela nutrição de diversos empreendimentos de uso e manejo de animais silvestres brasileiros, participaram do Workshop Zootrition, organizado pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil – SZB, e prelecionado pela Zootecnista PhD Dra. Ellen Dierenfeld.

Zootecnia de Animais Silvestres

    Não é somente o gado, ovinos, caprinos, suínos, cães, gatos, equinos, coelhos, aves e tantos outros animais domesticados para produção, esporte ou companhia que estão sobre os cuidados técnicos dos zootecnistas. É cada vez mais comum encontrarmos estes profissionais atuantes na pesquisa ou assistência técnica dos diferentes sistemas de conservação e preservação de fauna em cativeiro.  

    Os atuais empreendimentos de uso e manejo da fauna silvestre têm contratado zootecnistas como responsáveis técnicos visando atender às finalidades socioculturais, de pesquisa científica, de conservação, de exposição, de manutenção, de criação, de reprodução, de comercialização, de abate ou de beneficiamento de produtos e subprodutos da criação.

    Juntamente com a zootecnia, a nutrição dos animais silvestres tem evoluído significativamente nos últimos 25 anos, reduzindo substancialmente a incidência de animais inapropriadamente nutridos em cativeiro. O zootecnista é o profissional competente para formulação, fabricação e controle de qualidade de dietas e rações para todos os animais se responsabilizando pela eficiência nutricional das fórmulas. Utiliza conhecimentos sobre o funcionamento do organismo animal, suprindo suas exigências, com equilíbrio fisiológico.

    O sucesso dos programas de conservação e preservação está diretamente relacionado a uma alimentação e nutrição adequada das diferentes espécies. O fornecimento de uma dieta balanceada é fator preponderante ao bem estar animal, aumento da imunidade e resistência a doenças, crescimento saudável, sucesso reprodutivo e longevidade de animais silvestres.

    O zootecnista atua não só com alimentação e nutrição, mas também no fomento de programas de reprodução e melhoramento genético das diferentes espécies animais de interesse de conservação e preservação, no desenvolvimento de novas biotecnologias, no planejamento e execução de projetos de construções de recintos, etologia, bem estar animal, educação e licenciamento ambiental.

    A presença destes profissionais tem otimizado a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais, ambientais e economicamente adaptáveis destes empreendimentos no contexto da sustentabilidade. Realiza também estudos de impacto ambiental, por ocasião da implantação de sistemas de produção de animais silvestres, adotando tecnologias adequadas ao controle, ao aproveitamento e à reciclagem dos resíduos e dejetos.

    A zootecnia de silvestres tem avançado nos conteúdos relativos ao estudo da fauna em todos seus ramos e vertentes, in situ e ex situ, com ênfase nos aspectos ecológicos, bioclimatológicos e de gestão ambiental.

Sobre Ellen Dierenfeld

    Dra. Ellen S. Dierenfeld é Zootecnista formada pela Universidade do Estado de Iowa e PhD em nutrição animal pela Universidade de Cornell. É a maior autoridade em nutrição de animais silvestres cativos, sendo a pioneira nos estudos de metabolismo energético e requerimentos nutricionais das diversas espécies de aves, répteis, anfíbios, mamíferos e invertebrados. Autora de livros e manuais técnicos da área, Dra. Ellen foi nutricionista dos principais zoológicos norte-americanos, revolucionando o conceito de preparo de dietas, alimentação e nutrição de precisão, criando ou modernizando os centros de nutrição destes empreendimentos de manutenção da fauna. Desenvolveu o software Zootrition, uma das melhores ferramentas para cálculos de dietas para profissionais de zoológicos. Atualmente ministra aulas em renomadas Universidades dos EUA e Europa e é Gerente Executiva de Programas Sustentáveis de Pesquisa da Novus International.

Ligações Externas:

http://szb.tempsite.ws/index.php

1174744_704744942876205_742077000_n

http://arquivos.joombo.com.br/szbblog/?p=382

Zootrition image

http://www.zootrition.org/

http://www.waza.org/en/site/home

HENRIQUE TAVARES - da redação SPZ