Zootecnista moradora de Rio das Ostras cria gatos gigantes

04/03/2013 18:17

 

 

Gatos da raça Maine Coon podem chegar a mais de um metro de comprimento

Como todos sabem o reino animal é cheio de curiosidades. Alguém já viu ou ouviu falar em gatos gigantes? Pois é, uma moradora de Rio das Ostras é criadora de gatos da raça Maine Conn, os chamados “gigantes gentis”, que são animais com aparência bem distinta dos gatos domésticos comuns. Segundo a zootecnista, Vanessa Dornela, que cria os gatos há um ano e meio, no bairro Praiamar, esses animais crescem até os quatro anos de idade e podem chegar a 1,10 metros de comprimento e atingir 10 quilos de peso.

A zootecnista explica que a raça Maine Coon é de origem americana. Os gigantes gentis eram criados para caçar ratos nas fazendas da região do Maine, nos Estados Unidos. Ela diz que os gatos gigantes são muito dóceis e companheiros, além de serem os mais inteligentes dos gatos. Vanessa conta que sempre gostou de gatos e que essa raça a atraiu bastante. “Não tinha muito espaço, mas consegui construir o gatil. São gatos de média atividade, gostam de carinho e brincadeiras e a pelagem é macia e fácil de cuidar. Só não gostam muito de colo, mas são animais apaixonantes”, ressalta Vanessa, que é a única criadora de gatos gigantes em toda região Norte Fluminense e Lagos.

Atualmente, Vanessa tem quatro gatos da raça Maine Coon. Ela conta que para alimentá-los gasta em média cinco quilos de ração por mês. Os animais só comem ração especial e carne crua, para criar músculos. E quanto aos cuidados, a zootecnista informa que para reprodução dos gatos, o criador deve ter gatil registrado pela Federação Internacional Felina (FIFE) e pela The International Cat Association (TICA). Segundo ela, pela FIFE, o criador só pode ter três crias a cada dois anos. A média é de seis filhotes por ninhada. “A escovação é feita duas vezes na semana e o banho, se necessário, uma vez ao mês. E para dar garantia aos clientes, os gatos aqui também fazem todos os exames, como DNA, para comprovar se tem alguma doença”, explica.

Nos dias 9 e 10 de março, Vanessa vai participar de uma exposição promovida pela FIFE, no Clube Brasileiro de Gatos, em São Paulo. A zootecnista pretende trazer mais um casal de gigantes gentis para casa. Ela já tem dois filhotes vendidos. De acordo com Vanessa um gato macho adulto da raça Maine Coon pode custar em média R$ 4.500. Interessados em conhecer mais o trabalho da criadora de gatos podem acessar www.praiamarmainecoons.com.br.

  

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br) 

Foto: Gilismar Correa/RJNews