Zootecnista é o novo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Marília

09/11/2012 15:10

O zootecnista Valter Eugênio Saia é o novo secretário municipal da Agricultura

O zootecnista Valter Eugênio Saia é o novo secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A portaria com a nomeação foi divulgada na edição nº 816  (25) do Domm – Diário Oficial do Município de Marília (https://diariooficial.marilia.sp.gov.br).

A indicação de Saia por Toffoli vem ao encontro da valorização do servidor municipal na Administração, que vem prestigiando técnicos e especialistas, com grande capacidade em seu segmento, e que são funcionários de carreira da Municipalidade.

Saia é servidor público há 28 anos, e sempre atuou como zootecnista. Formado pela paranaense UEM (Universidade Estadual de Maringá), e é especialista em produção animal (suinocultura, piscicultura, e apicultura) bovinocultura de leite, nutrição manejo, comportamento animal e classificação de carcaças de animais.

Trabalhou em diversas Secretarias e foi um dos precursores para a criação da SAA (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), onde vem atuando em projetos para a criação de animais de pequeno e médio portes, a qual sempre se dedicou ao fomento e para a nutrição animal destas criações, o aumento de produtividade e a melhoria da qualidade de seus produtos.

“Até o final da década de 1990, a Agricultura e o Meio Ambiente faziam parte da mesma Secretaria e depois as pastas foram desmembradas, cada qual com as suas competências e especificidades”, afirma o zootecnista. A criação da SAA se deu em fevereiro de 2000, pela Lei Complementar nº 248.

Lisonjeado pelo convite, que aceitou prontamente, entre as propostas de trabalho que vislumbra é o fortalecimento de políticas agrícolas para o segmento agropecuário.

Entre vários de seus projetos desenvolvidos no município estão: incentivo a criação de suínos mestiços com alimentação alternativa e subprodutos; criações de coelhos; projetos ambientais e liberação de áreas para piscicultura intensiva e pesqueiros, assim como realizou projeto capineira para nutrição de ruminantes na entressafra (cana e uréia)

Em relação à apicultura, Saia promoveu projetos de fomento à apicultura e implantação de técnicas adequadas a criação de abelhas africanizadas, formação e distribuição de mudas de plantas nativas de potencial melífero, projetos para obtenção do registro de Inspeção Federal do mel, construção de entrepostos de mel, além de publicação de trabalhos científicos em congressos mundiais de apicultura apimondia (França e Argentina)

O secretário incentivou a criação das associações de piscicultores, apicultores de Marília e região e Federação Paulista de Apicultores e Meliponicultores; além de participar em conselhos municipais de Desenvolvimento Rural, Criança e Adolescente, Meio Ambiente, assim como é membro do grupo gestor da Apicultura de Marília e Região, dentre outros.

Fonte:`Prefeitura Municipal de Marília