Zootecnista é empossado presidente da ABCZ

09/10/2013 20:02
ABCZ
    A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), uma das mais importantes entidades do setor pecuário brasileiro e mundial, passou a ser presidida a partir de hoje (30/09) por um ex-aluno da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), o zootecnista Luiz Claudio de Souza Paranhos Ferreira, formado pela faculdade em 1991. Luiz Claudio foi empossado na noite desta quinta-feira (29/08), durante solenidade realizada em Uberaba/MG, juntamente com a nova diretoria da ABCZ e os novos membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo da Entidade. 
    A posse de Luiz Claudio Paranhos foi acompanhada de perto pelo presidente do Conselho Diretor da Fundagri, Dr. Edson Luiz Fernandes e o diretor Administrativo e Financeiro da fundação, Fábio Melo Borges, que também tomou posse como conselheiro fiscal (suplente) da nova gestão da ABCZ.
    Durante o evento, a FAZU homenageou o ex-aluno com uma placa onde, afirma que a faculdade se sente honrada por saber que está no caminho certo, ao ver um egresso em tão importante posição. A faculdade também homenageou o ex-presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, pelo trabalho profícuo, competente e responsável que permitiu a FAZU atingir o nível mais alto em termos de desenvolvimento.
    O novo presidente da ABCZ passa a exercer, a partir de agora, simultaneamente o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo da FUNDAGRI, mantenedora da FAZU.
 
Sobre o novo presidente da ABCZ
Luiz Cláudio é de uma família tradicional no Agronegócio. Além da formação em Zootecnia pela FAZU, tem especialização em Agronegócio (MBA pela Fundação Getúlio Vargas). “Comecei o curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Porém, no meio do curso resolvi transferir a matrícula para a FAZU porque minha família havia adquirido uma fazenda em Uberaba, onde eu queria começar a trabalhar. Além disso, também fui motivado pelo fato da FAZU ser referência na Zebuinocultura. Na faculdade convivi com grandes referências, entre elas, três professores excepcionais: Noel de Souza Sampaio, Fernando de Almeida Andrade e Gilmar Ferreira Prado. Vários profissionais de referência do mercado pecuário atual foram também meus colegas na época da FAZU, como o Fernando Saltão, diretor do Grupo JBS; o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar e o superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari. Muito além de bons professores, a FAZU possibilita a seus alunos estar entre os melhores projetos de pecuária do país. E o aluno aprende também no convívio diário com a pecuária”, lembra o ex-aluno.
Luiz Cláudio reside em Uberaba/MG e é diretor da Japaranduba Fazendas Reunidas, com propriedades em Uberaba/MG e Muquém do São Francisco/BA, onde se dedica à seleção das raças nelore, nelore mocho e brahman. Tem uma trajetória de dedicação à pecuária e à ABCZ, tendo sido diretor da associação nas últimas três gestões dos presidentes Orestes Prata Tibery Júnior - 2004/2007, José Olavo Borges Mendes - 2007/2010 e Eduardo Biagi - 2010/2013. Além disso, é membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ (Raça Nelore) desde 2004 e coordenador da ExpoGenética e da ExpoZebu.
 
Laura Pimenta
Assessoria de Imprensa - FAZU