Zootecnista da WSPA fala sobre o Programa Nacional de Abate Humanitário

17/10/2013 19:30
Ouça mais sobre os métodos que melhoram o tratamento dado aos animais de produção
 
00:02
 
25:41
 
Treinamento Suínos
Treinamento Suínos WSPA

Amazônia Brasileira entrevista o zootecnista José Rodolfo Ciocca,  gerente do Programa Nacional de Abate Humanitário – Steps, da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). Ele fala sobre projeto que gerencia, cujo objetivo é debater e criar métodos que melhorem o tratamento dado aos animais de produção durante todo o manejo pré-abate. Atividades relacionadas ao bem-estar animal estão cada vez mais presentes nas áreas de produção, o que indica  uma maior preocupação e conscientização dos criadores em adotar práticas mais éticas com os animais.

Em junho deste ano, nosso convidado participou do Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção, realizado no município de São Pedro, no interior de São Paulo. O evento, que foi organizado pela WSPA em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, discutiu práticas inovadoras de manejo dos animais voltados ao consumo na perspectiva mundial do agronegócio. O encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais numa série de palestras e debates. Na entrevista, Ciocca faz um balanço desse workshop e os resultados obtidos pelas discussões promovidas no encontro. Além disso, o zootecnista dá mais detalhes sobre a importância do abate humanitário, dando dicas de como colocar em prática tal método. 

Vale ressaltar que a questão do bem-estar dos animais de abate tem sido constantemente abordada pelo Amazônia Brasileira.