Conheça o software gratuito CQBAL 3.0: tabela brasileira de composição de alimentos para bovinos

14/11/2013 18:14

O Software CQBAL 3.0 é uma tabela de composição de alimentos com dados obtidos de teses e dissertações produzidas em todo o território nacional. Apresenta em seu banco de dados mais de 2000 alimentos cadastrados e mais de 11.000 dados de composição desses alimentos,com informações geradas sob diferentes condições climáticas, experimentais e de análise. A tabela completa com todos os derivados pode ser acessada pelo site www.ufv.br/cqbal.

Na tabela CQBAL 3.0 o usuário tem várias opções de busca. Consultando alimento milho, aparece como opção:

  • Forragem seca;
  • Forragem verde;
  • Silagem;
  • Concentrado energético;
  • Concentrado proteico;
  • Aditivo ou
  • Subproduto.

Na Busca Avançada, o usuário pode gerar o relatório apenas com a composição de um determinado estado ou região, poderá agrupar alimentos com composição semelhante ou pesquisar alimento através dos diferentes agrupamentos do programa (como por exemplo, dias de rebrota). A tabela apresenta ainda os valores energéticos dos alimentos estimados pelas equações americanas (NRC, 2001 ) e brasileiras (BR CORTE, 2010).

A grande vantagem da utilização da tabela de composição de alimentos (CQBAL ) se refere a economia de tempo e de recursos financeiros, uma vez que não há necessidade de encaminhar uma amostra para análise. Cuidado deve ser tomado para alimentos que apresentam pequeno número de observações em sua média, pois quanto menor a variação maior será a confiança na média apresentada. Os dados de composição dos alimentos são usados para formular dietas para bovinos em pasto ou no confinamento.

A Tabela CQBAL 3.0 está disponível nas versões português e inglês e tem sido atualizada pelo menos duas vezes a cada ano, de forma que a composição de cada alimento não é constante.

Fonte: Sebastião Valadares é zootecnista formado pela UFV em 1977, professor titular na mesma. É especialista em confinamento de bovinos de corte, alimentação de vacas de leite e nas linhas temáticas de avaliação de alimentos e exigências nutricionais de ruminantes.