2a. Reunião Nacional dos Sindicatos Zootecnistas foi realizada no Zootec 2014

26/05/2014 19:21

 

Com o apoio do ZOOTEC 2014 e da ABZ foi realizada em Vitória, ES a 2ª Reunião Nacional dos Sindicatos de Zootecnistas. 

 

Relatório a 2ª Reunião Nacional dos Sindicatos de Zootecnistas

 

     Com o apoio do ZOOTEC 2014 e da ABZ foi realizada em Vitória, ES, no dia 12 de maio das 8 às 18 horas a 2ª Reunião Nacional dos Sindicatos de Zootecnistas. Da reunião participaram os Sindicatos: Rio Grande dos Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, ABZ e colegas de outros estados. 

    Da programação (ver anexo: Programação) constou a apresentação dos Sindicatos, pelos seus Presidentes, os quais, contaram a história de fundação de cada um dos sindicatos e, destacaram o trabalho e a importância da entidade na defesa dos direitos dos Zootecnistas. Em seguida passou-se a discussão dos temas de interesse da categoria, que foram: fortalecimento dos sindicatos; contribuição sindical; e, ações sindicais e trabalhistas. Encerrando a reunião foi apresentado o projeto da constituição da Federação dos Zootecnistas.

    O que podemos destacar das apresentações feitas pelos Presidentes dos Sindicatos, estão relacionadas nos cinco itens abaixo:

1-      Esta ocorrendo dificuldades em arregimentar novos filiados, em virtude do desconhecimento e, também, desinteresse dos Zootecnistas para com o trabalho da entidade sindical. Isto, esta causando certa exaustão das atuais lideranças e há necessidade de um revigoramento e de busca de novas lideranças e filiados;

 

2-      A constituição de Federação dará maior unicidade aos sindicatos, entretanto, para isto, há necessidade das Cartas Sindicais para os Sindicatos de São Paulo e Minas Gerais, as quais estão em andamento, na complicada burocracia do Ministério de Trabalho e Emprego, de difícil comunicação;

 

3-       A contribuição sindical obrigatória é um recurso importante para os sindicatos e deve ser estimulada para que os professores, que são Zootecnistas, contribuam com os Sindicatos Profissionais de Zootenistas, os quais tenham a Carta Sindical e, assim podem legalmente, receber esta contribuição obrigatória, neste sentido, estão aptos a receber esta contribuição os sindicatos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná;

 

4-      Maior interação e implementação da política profissional nos ZOOTECS, visando à estruturação das entidades dos Zootecnistas;

 

5-      Os colegas Zootecnistas que participam das diretorias ou, de comissões dos Conselhos Profissionais, devem se articular e cobrar maiores ações destes para com os Zootecnistas, esta havendo muita dificuldade na articulação de questões que favoreçam os Zootecnistas.

Sobre as discussões envolvendo os outros temas da programação, estas foram acaloradas e com dificuldades para se chegar a um consenso, porém muitas ações foram propostas e implementadas, como as enumeradas a seguir:

Fortalecimento dos Sindicatos

    Foi sugerida e realizada uma interação com a Federação Nacional dos Estudantes de Zootecnia e com o Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia, para que se estimulem os alunos, futuros profissionais, a se preocuparem, trabalharem para sua efetivação e se filiarem às entidades de Zootecnistas, com vistas ao seu fortalecimento profissional, especialmente, as sindicais, que privilegiam ações profissionais trabalhistas.

    Também, no Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia, foi solicitado aos Coordenadores que se filiem e estimulem os colegas Zootecnistas a se filiarem aos Sindicatos Profissionais de Zootecnistas.

Contribuição Sindical

                Os sindicatos devem buscar a profissionalização: ter um local de trabalho com expediente regulamentar; realizar e controlar as cobranças da contribuição sindical obrigatória; estudar a possibilidade de realizar esta cobrança via internet.

                Estabelecer-se, entre os sindicatos, a uniformidade e o valor na cobrança de taxas, especialmente, o valor da cobrança sindical obrigatória que foi estipulada em 25% do salário mínimo do ano anterior à cobrança da taxa.

Ações Sindicais e Trabalhistas

                Esta havendo, por parte do atual conselho profissional, um cerceamento do exercício profissional dos Zootecnistas. Isto, esta constrangendo colegas Zootecnista e é necessário um basta. O enfrentamento deve ser por interpelações através de ações judiciais de colegas que sofram este constrangimento, especialmente, em relação às questões relacionadas à RT (Responsabilidade Técnica).

                Sugere-se que os Sindicatos, bem como a ABZ, centralizem e desenvolvam atitudes de apoio àquelas ações judiciais que sejam de interesse coletivo e que gerem jurisprudência, favorecendo e estimulando aos colegas de outras localidades que também, façam as interpelações judiciais.

Federação Nacional dos Zootecnistas

                Foi apresentado  o Projeto de Constituição da Federação (ver anexo: Palestra Federação dos Zootecnistas) a maioria é favorável a sua criação e acredita que dará maior unicidades aos Sindicatos. Entretanto, para se constituir a Federação faltam a legalização dos Sindicatos de São Paulo e de Minas.  Verificar-se-á, a possibilidade de participação do Sindicato de Entes Públicos das Profissões de Zootecnia, Agronomia e Veterinária da Paraíba, nesta formação.

 

Encerrada a 2ª Reunião Nacional dos Sinidicatos de Zootecnistas as deliberações e propostas foram apresentadas no Fórum de Entidades dos Zootecnistas, no dia 14 de maio de 2014.

A 3ª Reunião Nacional dos Sindicatos dos Zootecnistas esta prevista para o dia 3 de setembro de 2014, em Esteio, por ocasião da EXPOINTER e da posse de Diretoria da ABZ e Fórum da Entidades de Zootecnistas.

 

Em, 15 de maio de 2014

Por:  Romeu Fernandes Nardon, Zootecnista

Vice-Presidente do Sindicato Paulista de Zootecnistas

  

 

Fotos do Evento: