Secretário Geral do Sindicato Paulista de Zootecnistas recebe o prêmio de Zootecnista do Ano de 2015

07/07/2015 17:23

ABZ

henrique-luis-tavares

    O zootecnista Henrique Luis Tavares recebeu, na noite desta quarta feira (28), o título de Zootecnista do Ano pelo Prêmio José Francisco Sanchotene Felice, entregue ao profissional na cerimônia de abertura do 25º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), em Fortaleza.

    A premiação, que é feita desde 1997, avalia os profissionais que deram importante contribuição à profissão no Brasil, porém, anualmente, apenas um é escolhido. Para Tavares, só o fato de ter sido indicado ao prêmio já era uma satisfação.

    “Ser distinguido como vencedor constitui-se em um momento marcante na minha jornada profissional.   Só tenho a agradecer, me sinto privilegiado e honrado com tal distinção”.

    Trabalhando há dez anos com nutrição de animais silvestres na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, seus conhecimentos na área nutrição, adquiridos no curso de zootecnia, o deram habilidades e competências suficientes para que ele formule e balanceie dietas adequadas para qualquer tipo de animal, seja anfíbio, mamífero, ave, réptil, peixe ou até mesmo inseto.

    “O que os zootecnistas e futuros profissionais devem ter em mente é que a zootecnia sendo uma ciência aplicada multidisciplinar nos permite atuar com qualquer espécie animal seja de produção, companhia, esporte, lazer ou silvestre”.

    Durante toda sua carreira, uma das contribuições de Tavares à profissão foi demonstrar que os Zootecnistas também são atuantes na pesquisa ou assistência técnica dos diferentes sistemas de conservação e preservação de fauna em cativeiro.

    “Vejo que empreendimentos de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro têm cada vez mais contratado zootecnistas como responsáveis técnicos para atender finalidades de conservação, de manutenção, de criação, de reprodução, de pesquisa científica, de comercialização, de abate ou de beneficiamento de produtos e subprodutos deste tipo de criação”.

    Em uma avaliação pessoal, outro trabalho que Tavares considera importante em prol da profissão ocorre através da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, da qual ele é presidente desde 2007, e do Sindicato Paulista de Zootecnistas, da qual ele faz parte da diretoria.

    “Juntamente com os membros efetivos destas duas instituições temos desenvolvido um trabalhado importante com o objetivo de projetar a profissão, fortalecendo os meios de comunicação sobre as nossas reais competências e habilidades.  Estamos constantemente acompanhando, discutindo, propondo e apoiando alterações nas legislações, principalmente as que têm como meta melhorar nosso exercício profissional”.

Henrique Tavares - Zootecnista do Ano 2015

2015
Zootecnista Premiado
Henrique Luís Tavares

– Presidente da Comissão de Zootecnistas do CRMV-SP
– Secretário do Sindicato Paulista de Zootecnistas 
– Zootecnista da Fundação Parque Zoológico de São Paulo