Saiba mais sobre o mercado de trabalho do zootecnista

02/01/2014 20:18

A comitiva russa chega ao país para visitar frigoríficos (bovinos-suinos-aves)O zootecnistas é uma profissão de destaque e grande importância no mercado. O profissional que trabalha nessa área tem um papel de suma importância na sociedade e na produção, uma vez que além de ser um dos responsáveis pelos rebanhos,os profissionais dessa área contribuem a cada dia mais para garantir a segurança alimentar e o bem-estar da população. Dessa forma, o zootecnistas é um profissional cada vez mais envolvido com o avanço de um dos principais setores da crescente economia brasileira, o agronegócio.

O zootecnista tem responsabilidade sobre a avaliação, aprimoramento e melhorias genéticas dos animais de produção, e também sobre o manejo das criações que se transformam em alimentos para o mercado consumidor.É tarefa dos zootecnistas selecionarem os animais da matriz reprodutiva da propriedade, e determinar a partir das observações quais as técnicas a serem aplicadas nos cruzamentos, e também avaliam as necessidades nutricionais e a dieta a ser seguida pelo rebanho.

O profissional da área, além de trabalhar diretamente na propriedade rural, também atua em outras áreas como na indústria de alimentos, em universidades, institutos de pesquisa, órgãos públicos, zoológicos, entre outros. O mercado de trabalho para o zootecnistaé atrativo e abrange diversas áreas do agronegócio brasileiro.