Revista do AviSite divulga nova tecnologia de pré-processamento de cama de frango desenvolvida por Zootecnista

02/12/2013 19:40

A produção avícola sustentável é uma realidade crescente, que toma corpo a cada desenvolvimento tecnológico gerado dentro das universidades. 

Produzir biogás autossuficiente e utilizar a ciclagem de resíduos avícolas, já se tornou uma alternativa viável economicamente, por meio de instalação de plantas de biogás customizadas para granjas de aves. 

Com o objetivo de desenvolver uma tecnologia eficiente para tratar resíduos da produção avícola e transformá-los em energia para reutilização na própria granja, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), da Unesp, de Jaboticabal, SP, trabalhou na criação de uma nova opção de manejo de resíduos. 

O processo ocorre por meio do pré-processamento para a realização da biodigestão anaeróbia de frações líquidas e sólidas em diferentes vias tecnológicas. “A diluição e separação mecânica das frações sólidas e líquidas de cama avícola tem o objetivo de promover o tratamento e a valorização da cama de frango”, explica Airon Magno Aires, zootecnista o autor do projeto. 


 Clique aqui  e leia a íntegra da reportagem.

Leia também a íntegra do artigo de Airon Aires: www.avisite.com.br/revista/materias/artigoaironaires.html