Conheça as recordistas mundial e brasileira da Raça Holandesa em produção de leite

02/12/2013 20:47

Smurf é a vaca mais bonita? É a Campeã de Madison ou Royal? Tampouco, mesmo dando uma impressão de ser uma vaca atraente e equilibrada. Então quem é Smurf? Não é nada mais e nada menos que a MAIOR PRODUTORA MUNDIAL DE LEITE EM TODOS OS TEMPOS! Ela é filha do histórico touro da Alta - Rocky-Vu-Emperor (11HO3505), internacionalmente reconhecido e extensamente usado em todo o mundo.

 

Gillette E Smurf (EX 91) que em setembro fará 16 anos é atualmente a MAIOR PRODUTORA MUNDIAL VITALICIA. Não pense que ela já se aposentou de seu serviço, pois neste mês ela estará parindo novamente, o que será a sua 11ª cria.

 

 

"Ela é a melhor produtora de todas as vacas do mundo", se orgulha o produtor Louis Patenaude, que ainda está nas nuvens pela conquista desta vaca que é de sua criação. Smurf é uma vaca holandesa com um recorde oficialmente reconhecido pelo Guinness World Record. Ela já produziu 216.893 kg de leite, o que faz dela a celebridade para produtores de leite de todo mundo. Isso é o equivalente a mais de um milhão de copos de leite!

 

 

"A parte surpreendente disso tudo é que ela mostrou ser uma ótima produtora não apenas em um dia, mas em um longo período de tempo", diz Louis. Com 15 anos esta vaca seria em termos humanos proporcionais a uma senhora de 105 anos. Ela já viveu três vezes mais do que a média para vacas desta raça.

 

"Ela produz todo esse leite, mas ela não é uma vaca que gosta de ser mimada", ele comenta. Ela é alimentada basicamente com silagem de milho, feno, ração e suplementos proteicos.  "Ela realizou isso em dez lactações e sempre tem respondido bem aos nossos cuidados. Imaginamos que com US$ 0,70/ litro, ela já nos produziu o equivalente a US$ 160.000, tendo mais ainda por vir. Ela é uma vaca muito saudável, sem problemas reprodutivos, ou de mastite e nunca teve uma infecção de casco. Seu intervalo médio entre partos ao longo das primeiras seis lactações foi de apenas 12,3 meses. Meu desejo e com certeza o de qualquer outro produtor de leite do mundo, seria ter o rebanho composto apenas por vacas como Smurf". Louis continua: "Sendo uma vaca de idade e com apenas um ovário, tivemos que implantar um embrião em seu ovário nas últimas três gestações". O produtor credita o sucesso dela ao bom manejo aliado há uma genética para produção, além da consistência de produzir altas quantidades em todas suas lactações. Até o momento apenas oito vacas no mundo conseguiram ultrapassar a marca de 200.000 kg de leite produzido, mas apenas esta continua viva. Confira abaixo todas as produções (em kg) de Smurf nas suas lactações:

 

 

 

SMURF É O SIMBOLO DA FILOSOFIA DA ALTA:

  • MAIOR PRODUTORA DE LEITE DO MUNDO QUE JÁ EXISTIU
  • PRODUÇÃO VITALÍCIA SUPERIOR A 216.000 DE LEITE
  • 10 LACTAÇÕES COM 14 ANOS DE IDADE
  • INTERVALO ENTRE PARTOS NAS SUAS SEIS PRIMEIRAS LACTAÇÕES... 12,3 meses
  • COM 16 ANOS DE IDADE, ENCONTRA-SE PRENHE PARA PARIR ESTE MÊS
  • ... PORTANTO SEGUE PRODUZINDO

 

RECORDE BRASILEIRO DE PRODUÇÃO - Solos Formosa Mandel TE, filha do reprodutor Lutz-Meadows E Mandel-ET, também da bateria de touros da Alta Genetics, em sua sétima lactação se consagrou como a recordista nacional de produção vitalícia, produzindo acima de 161.000 kg de leite, oficializado pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. O criador desta recordista e antigo cliente da Alta, Carlos Renato Los da Chácara Solos, localizada em Carambeí (PR), destaca que na ultima lactação a vaca já tinha produzido em 448 dias, 23.717 kg de leite, mas mesmo com esse longo período de lactação ainda se encontrava com 30 kg leite/dia.

 

 

 

Carlos Los está bastante satisfeito com o recorde: "É muito gratificante para nós podermos criar um animal como Formosa. Nós que vivemos da nossa criação, com todas as dificuldades que a atividade leiteira apresenta, temos numa vaca como ela um grande incentivo para continuar trabalhando, pois sentimos que estamos no caminho certo", avalia.

 

RECORDE MINEIRO DE PRODUÇÃO - Lagos Sam Jasmin 387 é outro fruto de touro Alta, desta vez Rich-Ro Mark Sam-ET é o pai desta que foi a vaca que oficialmente mais produziu leite no Estado de Minas Gerais. Ela é criação de Armando E. Lima Menge, também cliente da Alta e com rebanho situado em Pouso Alegre (MG).

 

 

 

Esta recordista estadual produziu 113.105 kg, sendo que em uma de suas lactações oficiais ela chegou a 18.583 kg de leite em 365 dias, mas encerrando com 38.557 kg de leite em 838 dias.

 

Fabio N. Fogaça, Gerente de Produtos, comenta que a ALTA se sente realizada e honrada em ter participado na geração de vacas como estas que descrevemos acima. Pois elas reafirmam o constante objetivo da empresa em buscar e distribuir genética para produzir vacas que sejam mais rentáveis, eficientes, livres de problemas na reprodução e na sanidade de úbere, conformação funcional e que "realmente durem bastante, mas produzindo muito leite!".

 

Alta Genetics é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros. Conta com 78 escritórios regionais no Brasil, totalizando aproximadamente 700 profissionais em todo país.

 

Fabio Nogueira Fogaça
Gerente de Produto Leite Importado
ffogaca@altagenetics.com
Responsável pelo Conteúdo
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Illex Alves Ribeiro
Assistente de Comunicação
illex.ribeiro@altagenetics.com
Responsável pela Edição da Matéria