Projeto exclusivo da Fazu propicia maior vivência prática de zootecnista

05/03/2015 17:08

 

O projeto estimulará os alunos a utilizarem ainda mais a Fazenda Escola da Fazu

Prestes a completar 40 anos de existência e sempre atenta à importância de proporcionar aos alunos a vivência prática da profissão no decorrer da graduação, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), através de seu curso de Zootecnia, desenvolveu um projeto exclusivo para que os futuros zootecnistas potencializem as experiências do dia a dia da profissão ainda na faculdade, nas mais diferentes áreas da Zootecnia, como: Suinocultura, Cunicultura e Minhocário, Equideocultura, Leite Orgânico, Bovino de Corte e Pastagem, Apicultura, Pequenos Ruminantes, Confinamento e Campo Agrostológico.

Proposto pela professora Dra. Juliana Paschoal, coordenadora do curso de Zootecnia da faculdade, o projeto “Fazenda Escola Fazu: vivendo a Zootecnia todo dia” prevê a ampliação das aulas práticas na Fazenda Escola da faculdade. “Um dos grandes diferenciais do curso de Zootecnia da Fazu é a estrutura disponível para a realização de aulas práticas, as quais influenciam diretamente a capacidade de aprendizagem do aluno, preparando-o de forma qualificada para o mercado de trabalho. Além das aulas práticas já previstas na grade curricular, o projeto viabilizará sete aulas práticas semanais adicionais, com duração de duas horas cada, para os alunos. Ou seja, 14 horas de aulas práticas adicionais em sete áreas diferentes do conhecimento. Uma ação que soma ainda mais qualidade ao ensino diferenciado da Fazu”, explicou a professora Juliana.

Além de potencializar o ensino, o projeto estimulará os alunos a utilizarem ainda mais a Fazenda Escola da Faculdade para a realização de Estágio Curricular Obrigatório, bem como para executarem Trabalhos de Conclusão de Curso e Trabalhos de Iniciação Científica, que poderão ampliar, consequentemente, a publicação de artigos científicos. “A iniciativa abrange todos os períodos do curso de Zootecnia, inclusive os alunos do 1º período, que já iniciam a graduação tendo oportunidade de vivenciar a Zootecnia na prática. Este é o grande diferencial deste projeto”, afirmou Fábio Melo Borges, diretor administrativo e financeiro da Fundagri, mantenedora da Fazu.

Investimentos

Fazenda Escola. Em 2015, a Fazenda Escola da Fazu recebeu uma série de investimentos para tornar as aulas práticas um momento cada vez mais importante para o aprendizado dos alunos. Foram plantadas culturas para a produção de silagem, como milho, sorgo e capim Napier, além da reforma/plantio de piquetes de pasto/capim Tifton-85 piquetes no Hospital Veterinário de Uberaba. Também foram plantadas mudas de café. Os setores de equinocultura, bovinocultura corte e leite, assim como o Projeto de Leite Orgânico e de cunicultura estão sendo ampliados, bem como os setores de ovinocultura, avicultura e minhocultura.