Programa Alimentos Seguro Leite será implantado

07/08/2012 20:26

 

Produtores de leite, transportadores e indústrias de laticínios são o alvo de uma iniciativa nacional que deverá elevar o padrão de qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros 


AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS

 

O Programa Alimentos Seguros para a cadeia produtiva do leite (PAS Leite) tem o objetivo de  de aumentar a segurança e a melhoria da qualidade do leite produzido no país. A adesão ao programa deve ser feita, preferencialmente, pelas indústrias de laticínios e entidades representativas do segmento, que indicarão os produtores e transportadores que participarão das atividades teóricas e práticas.
 
O PAS Leite é uma iniciativa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Sebrae,  com os serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite). 
 
Mais do que aprimorar a produção de leite e derivados, a solução oferece as condições adequadas para que os produtores e os laticínios atendam aos requisitos do mercado e da legislação nacional – Instrução Normativa nº 62 do MAPA. O leite produzido com a observância das Boas Práticas resulta num produto com qualidade superior e, portanto, com maior valor agregado, que possibilitará um ganho maior aos diversos elos da cadeia. 

O PAS Leite está disponível para implantação em todo o território nacional. As indústrias, cooperativas, associações, grupos e ou produtores que tiverem interesse em aderir ao programa deverão entrar em contato com o Sebrae, Senar, Senai em seu estado ou com a Embrapa - Gado de Leite. Os produtores rurais e as micro e pequenas empresas interessadas na implantação do programa poderão ser apoiadas pelo Sebrae, por meio do Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia).