Papa do bem-estar animal, o zootecnista britânico Donald Broom, dá palestra no Rio Grande do Sul

26/09/2012 19:00

Gustavo Ribeiro

O especialista irá ministrar uma palestra sobre "O bem-estar animal como uma exigência de mercado de carne bovina"

    Um dos papas do bem estar animal  será a grande atração da VII Jornada Nespro (Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva). O zootecnista, com PhD em Comportamento Animal e atualmente professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge (Inglaterra), Donald Broom é hoje um dos principais pesquisadores na área de comportamento e bem-estar em diversas espécies animais (bovinosovinos, caprinossuínospeixes). 


    Na VII Jornada Nespro, que será realizada nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Broom foi convidado para falar sobre “O bem-estar animal como uma exigência de mercado de carne bovina”.     Na palestra do pesquisador britânico, serão abordados aspectos que limitam as exportações da carne bovina na atualidade. Também serão evidenciadas as qualidades que o novo consumidor europeu aprecia quando o assunto é proteína animal – além do bem-estar, a preservação das comunidades rurais e questões ambientais

 

    Em 1986, Broom definiu que o bem-estar de um indivíduo é o seu estado em relação às suas tentativas de se adaptar ao seu ambiente. Passaram-se mais de 20 anos e é esse o conceito mais amplamente utilizado pela comunidade científica e que permite a constante evolução dessa ciência. “Estudos são realizados em diversas áreas do conhecimento (transporte, confinamento, desmame, marcação, castração) e são essas respostas com embasamentos científicos que permitem melhorar a imagem pública e manter o comércio de carnes em todo mundo”, pondera Maria Eugênia Canozzi, pesquisadora do Nespro. 

    

    Broom é convidado por instituições de ensino e pesquisa para ministrar palestras, além de auxiliar órgãos públicos europeus com questões relacionados ao bem-estar na produção animal. 


Mais informações 
http://www.ufrgs.br/nespro

 

Fonte: Globo Rural on line