Paca - Uma Iguaria Brasileira

27/04/2014 14:59

A cerca de 30 quilômetros de Salvador, no município de Camaçari/BA, Litoral Norte Baiano, a EAO vem desenvolvendo desde 1994, projetos de criação de aves ornamentais, animais domésticos e silvestres, além de plantios de árvores frutíferas, típicas de regiões tropicais. O investimento inclui uma série de estudos para implementar melhorias nos plantios e na reprodução dos animais. 


A primeira atividade desenvolvida foi a criação de araras e tucanos e vem crescendo ao longo dos anos, com aumento substancial do plantel e diversificação de espécies. Hoje ocupa uma área construída de cerca de dois mil metros quadrados, com área de plantio de, aproximadamente, dez hectares de frutas, como coco, banana, mamão e manga e de vegetais e tubérculos como batata e aipim. O clima tropical úmido da região, com temperatura média de 25°C, é um dos fatores que favorecem o desenvolvimento dessas atividades, e a grande quantidade e diversidade de árvores frutíferas propicia um ambiente semelhante a uma mata nativa, livre de poluição. Entre os negócios da EAO em Busca Vida criamos também cães das raças Labrador, Rottweiler, Doberman e Beagle.

No criatório de aves, há exemplares das mais belas espécies brasileiras e de outros países, como: emas, araras, patos, tucanos, cacatuas, lóris, faisões, cisnes, tadornas entre outros (algumas espécies são criadas na EAO Empreendimentos - Fazenda Baviera).
O acompanhamento técnico e a reprodução dessas aves seguem as orientações do IBAMA e do Ministério da Agricultura, a fim de garantir a integridade desses animais e o equilíbrio ambiental. Os ovos de algumas espécies merecem cuidados especiais e são retirados do ninho e em seguida colocados em chocadeiras, onde a temperatura e umidade são controladas. Lá eles são identificados e seu período de incubação é calculado. 


Dentre todos os projetos desenvolvidos pela EAO em Busca Vida, um deles vem se destacando e rendendo excelentes resultados: a criação e comercialização de pacas. A paca é um animal silvestre pertencente à categoria dos roedores, nativa das florestas e bosques tropicais, desde sul do México até o Brasil. Pertence à mesma ordem das preás, capivaras e cutias. A paca atinge 68 a 72 centímetros de comprimento, pode alcançar um peso de aproximadamente, 12 quilos e viver mais de 12 anos. Tem comportamento arisco e solitário e, na natureza, não costuma viver em grupos. Tem hábitos noturnos e passa grande parte do dia em furnas.


Além da criação e comercialização das pacas, o foco estratégico da EAO Busca Vida tem sido as ações sociais desenvolvidas, por acreditarmos que a empresa moderna deve se encaixar no conceito atual de cidadania, priorizando o bom relacionamento da empresa com a sociedade.