Nasce filhote de sagui em extinção que foi roubado do Zoo de Bauru, SP

11/08/2012 12:11

 

 

 

A equipe do Zoológico de Bauru, SP, divulgou nesta quarta-feira (08) o nascimento de um exemplar do Sagui Bicolor, animal em extinção no país. O filhote tem 40 dias, mas, só foi apresentado hoje porque estava em período de amamentação. O nascimento do macaquinho é uma vitória dupla para o Zoo, já que ele é filho do sagui que foi roubado do local em 2007. O caso teve repercussão nacional.

No dia 4 de julho de 2007, ao chegarem para o trabalho, funcionários do Zoo perceberam que a jaula do pequeno macaco havia sido arrombada e o animal, furtado. A administração do Zoológico chegou a oferecer uma recompensa de R$ 3.000,00 para quem pudesse oferecer informações que levassem à recuperação do raro animal.

Sagui, pai do filhote, foi roubado em 2007 e recuperado 3 dias depois.  (Foto: arquivo/ TV Tem)Sagui, pai do filhote, foi roubado em 2007 e
recuperado 3 dias depois. (Foto: arquivo/ TV Tem)

O sagui estava zoológico desde novembro de 1999. Ele foi trazido pelo Centro de Primatologia do Rio de Janeiro para formar casal com uma fêmea que o zoológico dispunha e que acabou morrendo em 2004, permanecendo o macho sozinho em seu recinto, de onde foi levado. Uma ligação anônima recebida pela polícia, três dias após o roubo, levou à recuperação do animal que estava em uma caixa de sapato, sob uma árvore no centro da cidade.

Procriação 
Após recuperar o animal, o Zoo buscou maneiras de conseguir uma fêmea para o acasalamento. Segundo Luiz Pires, diretor do local, somente em abril do ano passado, após saber da existência de duas fêmeas apreendidas pelo Ibama na mão de particulares, e que se encontravam no Centro de Triagem do Instituto em Manaus, o Zoo conseguiu as companheiras para o animal.

“Com pouco mais de um ano em Bauru, uma das fêmeas criou, gerando a expectativa de que o mesmo possa ocorrer com a outra companheira, e assim, o Zoo de Bauru possa contribuir na preservação de mais uma espécie da fauna brasileira, que infelizmente se encontra em extinção, como já ocorre com os Mico Leões Dourados e Cara Dourada que aqui reproduzem”, ressaltou Pires.

Filhote tem apenas 40 dias e, por enquanto, só pode ser visto por trás das grades.  (Foto: Divulgação/ Ricardo Ursulino)Filhote tem apenas 40 dias e, por enquanto, só pode ser visto por trás das grades. (Foto: Divulgação/ Ricardo Ursulino)
Diretor do zoológico acredita que mais filhotes podem nascer no local.  (Foto: Divulgação/ Ricardo Ursulino)Diretor do zoológico acredita que mais filhotes podem nascer no local. (Foto: Divulgação/ Ricardo Ursulino)