Ministério da Pesca e Aquicultura - Zootecnia: profissão que também impulsiona a produção de pescados

20/07/2015 11:37

Você sabe quais atividades o zootecnista exerce? A principal função deste profissional é, principalmente, buscar novas tecnologias para estimular a produção e, consequentemente, gerar mais lucros. O melhoramento genético, a qualidade da produção e o incremento na indústria de insumos e rações são decorrentes da atuação de um zootecnista.  

Se você nunca associou o zootecnista à pesca e aquicultura, você não está sozinho. Comumente, a atuação desse profissional é ligada apenas ao setor agropecuário. Porém, o zootécnico pode, também, se especializar na cadeia produtiva do pescado.

O zootécnico atua em todos os segmentos da cadeia produtiva aquícola, em várias instâncias. Nas instituições de pesquisas, trabalha nas linhas de melhoramento genético, produção e indústria, visando o beneficiamento e o processamento do pescado. Nas linhas de profissão, o zootécnico trabalha para que novas tecnologias sejam utilizadas buscando sempre as melhores condições para que o produto final gere lucro, tenha qualidade e seja produzido em um menor tempo possível.

A atuação desses profissionais é de extrema importância para que o mercado de alimentos cresça e avance cada vez mais. As pesquisas e novas aplicações que os zootécnicos incorporam ao tratamento dos animais seja no agronegócio ou na aquicultura, garante que os produtos que chegam às nossas mesas tenham a garantia de uma boa qualidade.

O Ministério da Pesca e Aquicultura parabeniza os zootecnistas e agradece todo o trabalho realizado em benefício da aquicultura brasileira, o novo caminho de desenvolvimento do Brasil. Parabéns e muito obrigado!