MAPA lança Manual de Boas Práticas para o Bem-estar Animal em Competições Equestres

01/09/2015 11:22
     capa baixa
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de lançar o Manual de Boas Práticas para o Bem-estar Animal em Competições Equestres, onde a ABQM teve uma grande atuação neste projeto. “Foi um trabalho pioneiro que coordenamos junto à Câmara de Equideocultura e o MAPA, que visa difundir as boas práticas em provas equinas”, disse Celso Minchillo, superintende geral da ABQM. Segundo seu parecer, os cuidados com o meio ambiente e com os animais fazem parte de uma realidade cada vez mais presente na vida cotidiana de todas as sociedades. “Milhares de provas equestres, das mais diversas modalidades, são realizadas anualmente em todos os cantos do Brasil, tanto por Confederações, Federações, Associações de Raça e por outros promotores. E o Manual foi lançado com a finalidade de contribuir para que esses eventos sejam promovidos com foco no bem-estar não só com os animais mas também com os competidores”, enfatiza Celso.
 
Este trabalho teve a participação também da Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo, Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal e a Câmara Setorial de Equideocultura.
 
Fez parte do quadro de autores: Celso Minchillo - Administrador de Empresas e Superintendente Geral da ABQM; Claudia Leschonski - Médica Veterinária Docente da Universidade do Cavalo Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-SP; Fabiana Maldonado - Zootecnista, Fiscal Federal Agropecuário Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal do MAPA; Lizie Pereira Buss - Médica Veterinária, Fiscal Federal Agropecuário Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal do MAPA; e Rodrigo Rodrigues Teixeira - Médico Veterinário Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC.
As fotos utilizadas no Manual foram fornecidas pela ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos; ABQM - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha e MAPA/Thinkstock - comissao.bea@agricultura.gov.br
 
Clique aqui e veja o Manual na íntegra.