Manual prático para formulação de ração para vacas leiteiras - EMBRAPA

04/08/2014 21:38
DSpace    
Para tornar a pecuária leiteira rondoniense mais competitiva tanto em relação aos demais sistemas produtivos como em relação aos demais estados brasileiros, esforços devem ser feitos para  aplicação de tecnologias para a intensificação da mesma. Esse processo de intensificação dos  sistemas de produção visando à redução de área e maximização dos lucros depende estritamente  do manejo adotado para a alimentação do rebanho, já que os custos com a alimentação  representam de 40% a 60% ou até mais do custo total de produção. Logo, o planejamento  adequado do manejo nutricional do rebanho evita gastos desnecessários e favorece os lucros com  a atividade. O planejamento alimentar, no entanto, depende de conhecimentos sobre o potencial nutricional dos alimentos disponíveis para a alimentação do rebanho, das exigências nutricionais  da categoria animal e de conhecimentos básicos para formulação de ração.
    
A formulação de ração é uma ferramenta de grande importância para técnicos e produtores de  animais domésticos, independente da espécie, já que as exigências nutricionais dos animais  devem ser atendidas para que os mesmos possam apresentar um bom desempenho produtivo  e reprodutivo, o que está diretamente relacionado com a viabilidade técnica e econômica do  sistema de produção animal. 
    
O processo de formulação da ração para a alimentação dos animais é basicamente dividido em  três etapas: estimativa das exigências nutricionais dos animais, cálculo dos nutrientes  fornecidos pelos alimentos e modelagem do problema para a obtenção de uma combinação de  alimentos (ração) que possa aperfeiçoar o desempenho animal a um custo mínimo.
    
Esse trabalho objetivou sumarizar os princípios básicos de nutrição animal, fornecer  informações sobre as características nutricionais dos principais alimentos utilizados em dietas  para ruminantes, bem como sobre exigências nutricionais e métodos práticos de formulação  de ração, com ênfase em bovinos leiteiros. Dessa forma, as informações aqui contidas podem  servir como um guia básico, prático e em linguagem acessível para estudantes e técnicos  interessados em formular ração visando à suplementação de bovinos leiteiros.  
 
Thumbnail
AUTORES:
Zootecnista Ana Karina Dias Salman
Zootecnista Elisa Köhler Osmari
Graduando em Zootecnia Márcio Gregório Rojas dos Santos