Grupo de trabalho responsável pela atualização do Código de Ética do Zootecnista faz sua primeira reunião

17/03/2015 19:22

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para reformular o Código de Ética do Zootecnista foi realizada na terça-feira (10/3), na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o objetivo de iniciar as discussões e alterações sobre o texto do documento, criado pela Resolução CFMV nº 413, de 10 de dezembro de 1982.

O grupo - formado pelos zootecnistas Bruno de Souza Mariano, Elis Aparecido Bento e Luis Fernando Batista Pinto – foi pensado a partir de sugestão da última gestão da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ), que propôs uma equipe dedicada exclusivamente à análise e revisão da redação do Código de Ética.

“Este é um código de honra para a profissão e o trabalho que estamos fazendo é bastante nobre dentro da Zootecnia, pois somos agentes facilitadores desta mudança”, afirma Bruno de Souza Mariano.

1ª reunião do GT que irá atualizar Código de Ética do Zootecnista

Grupo de Trabalho ressalta importância de atualizar o documento e inicia discussões e reformulações do texto. Da esquerda para a direita, os zootecnistas que compõem o GT: Elis Aparecido Bento, Bruno de Souza Mariano e Luis Fernando Batista Pinto.

Fotos: Ascom/CFMV


Importância histórica

A necessidade de atualização do Código não é de hoje. A CNEZ iniciou as discussões sobre o tema em 2008 e diversos debates têm sido feitos pela categoria nos fóruns da área. Segundo os integrantes do GT, esta é a fase final de um longo processo: “Temos afinidade e estamos alinhados com o que já tem sido feito e, com isso, temos a expectativa de concluir este trabalho de forma criteriosa e harmônica, atendendo à legislação e aos anseios da categoria profissional”, explica Elis Aparecido Bento.

O fato de o código estar em vigor há muitos anos, segundo Bruno de Souza Mariano, revela a urgência em atualizá-lo. “Toda a legislação ligada à normatização do Código de Ética já está totalmente mudada, inclusive com novas determinações, por exemplo, ligadas à educação e ao bem-estar animal”, diz.

A previsão é de que até o início de maio o texto esteja finalizado e, em seguida, seja submetido à consulta pública da categoria. Outra reunião presencial deve ser realizada em breve pelo GT para finalizar as alterações no texto.

Confira a galeria de fotos: http://portal.cfmv.gov.br/portal/galeria/index/id/41 

 

Fonte:

Nossa Matilha - O ponto de encontro de quem busca informações seguras e de qualidade sobre a criação de cães