Gravidez precoce em elefantes reduz expectativa de vida

08/03/2014 15:12

Pesquisadores de uma universidade inglesa descobriram que os animais que formam família cedo tem mais chances de morrer antes dos 50 anos

LONDRES - Os elefantes asiáticos que dão à luz antes dos 19 anos multiplicam por dois o risco de morrer muito antes de sua expectativa de vida, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira, 7, por cientistas da universidade inglesa de Sheffield.

Elefantes, que costumam ter expectativa de vida de 70 anos, podem se reproduzir a partir dos 5 anos - Jon Hrusa/EFE
Jon Hrusa/EFE
Elefantes, que costumam ter expectativa de vida de 70 anos, podem se reproduzir a partir dos 5 anos

Os especialistas analisaram a vida reprodutiva de 416 elefantes em Myanmar e descobriram que aqueles que começam a formar logo uma família têm mais possibilidades de morrer antes dos 50 anos, ainda que possam ter mais filhotes por causa da idade precoce.

Os cientistas ressaltaram que os elefantes, que costumam ter uma expecativa de vida de 70 anos, podem começar a se reproduzir sexualmente a partir dos 5 anos.

Fertilidade. A análise, publicada no Journal of Evolutionary Biology, pode ajudar a aumentar a fertilidade dos elefantes em cativeiro para reduzir o perigo de extinção desta espécie asiática, um risco advertido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O cientista Adam Hayward, do Departamento Animal e Plantas da Universidade de Sheffield, considerou importante "entender como a maternidade muda com a idade e o impacto da sobrevivência e a fertilidade" desses animais asiáticos.

"Raras vezes temos a oportunidade de estudar a forma como outras espécies com uma esperança de vida similar aos humanos envelhecem", destacou Virpi Lummaa, especialista em biologia evolutiva da Universidade de Sheffield.

A equipe de pesquisadores também descobriu que os elefantes que deram à luz duas vezes antes dos 19 anos têm descendentes com maiores probabilidades de sobreviver que aqueles que provêm de mães que tiveram o primeiro parto depois dos 19 anos.