Publicação gratuita IBGE/EMBRAPA caracteriza a suinocultura brasileira

02/12/2013 20:55

A Embrapa Suínos e Aves publica "Caracterização da Suinocultura no Brasil a partir do Censo Agropecuário 2006 do IBGE". O documento organiza e disponibiliza dados do Censo Agropecuário 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que caracteriza a suinocultura no Brasil, bem como nas suas cinco Grandes Regiões. As informações não estão prontamente disponíveis nos tradicionais canais de comunicação do IBGE, sendo obtidas por meio de tabulações especiais encomendadas pela Embrapa Suínos e Aves à instituição.

A proposta da publicação é organizar os dados disponibilizados pelo IBGE de maneira lógica e sucinta. Apesar do significativo intervalo de tempo desde a coleta dos dados, acredita-se que esta publicação venha preencher uma lacuna de estatísticas sobre a suinocultura, sendo uma contribuição relevante para aqueles que atuam direta ou indiretamente neste segmento da atividade agropecuária.

A publicação foi organizada em seções para facilitar a compreensão do leitor. Na primeira, são apresentadas a abrangência e limitações do estudo e suas bases teóricas. Na segunda, apresentam-se as características da suinocultura no Brasil e suas Grandes Regiões, por ordem de importância em termos de abates e número de estabelecimentos com mais de 50 suínos (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). O documento encerra com as referências bibliográficas que subsidiaram sua elaboração e um glossário de termos e definições.

Para baixar gratuitamente a publicação do site da Embrapa Suínos e Aves, clique na imagem abaixo:


Título: Caracterização da Suinocultura no Brasil a partir do Censo Agropecuário 2006 do IBGE
Autoria: Marcelo Miele, Maxwell Almeida, Cicero Monticelli, Octávio Oliveira, Joel Boff, Julio Cesar Palhares, Ari Jarbas Sandi, Lucas Scherer
Data de publicação: setembro/2013
Páginas: 154
Tipo de arquivo: PDF
Tamanho do arquivo: 1,60 MB
Link para download: www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_c9l46g5m.pdf