Globo Rural: Programa ajuda a melhorar qualidade do rebanho

25/01/2013 11:52

Zootecnista coordena pesquisa que envolve melhoramento genético do gado nelore mocho.

Trabalho é desenvolvido pela Embrapa.

A Embrapa Cerrados, em Planaltina, no Distrito Federal, desenvolve uma série de pesquisas nas áreas de produção agrícola e pecuária.

O trabalho de melhoramento genético com o gado nelore começou há 11 anos. A equipe é coordenada pelo zootecnista Claudio Magnabosco, que explica que a escolha do gado foi estratégica. “Nós optamos pelo nelore mocho por causa do manejo”, diz.

Na fazenda, em dia de manejo das vacas que vão ser inseminadas, o veterinário Luiz  Fonseca explica que assim, o índice de prenhes do rebanho é alto. É possível acompanhar todas as etapas do processo de seleção, dos bezerros que nasceram recentemente, aos touros em plena produção de sêmen.

No processo de seleção, a Embrapa tem um time de vacas de elite que dá gosto de ver. As 12 vacas que são utilizadas para doação de embriões chegam a produzir mais de mil filhos por ano.

Todo esse capricho na seleção, já rendeu matrizes e reprodutores que vem se destacando.

A genética apurada pela Embrapa está sendo colocada agora no mercado. Uma parceira entre o órgão público e uma empresa privada tornou possível a venda do material a qualquer criador interessado.

Assista ao vídeo com a reportagem completa e confira como isso está funcionando na prática.