Embrapa lança software desenvolvido por zootecnistas que calcula aproveitamento da nutrição de aves e suínos

26/08/2016 17:11

 

Resultado de imagem para embrapa suinos e aves

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) lançou o software Energcalc, que calcula a energia metabolizável em experimentos com suínos e aves.

O software padroniza os cálculos do consumo de uma dieta referência e uma dieta teste, além da excreção de dos nutrientes e energia não utilizados pelos animais alimentados por estas dietas. Sendo assim, é necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, o que garante os resultados e torna a comparação mais precisa. “A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste”, diz o zootecnista pesquisador e um dos autores do Energcalc, Fernando Tavernari.  

O programa pode ser baixado gratuitamente pelo link http://www.cnpsa.embrapa.br/energcalc/energcalc.php, o usuário precisa apenas preencher um cadastro. Para executar o programa é preciso possuir instalado no computador o Java Runtime Environment – JRE.

Resultado de imagem para Energcalc

Energcalc

A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Estes valores são determinados em ensaios de metabolismo no qual é mensurado o consumo de uma dieta referência e uma dieta teste e a excreção dos nutrientes e energia não utilizados pelos animais alimentados por essas dietas. Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste.


Contudo, é necessário conhecimento e atenção para a correta obtenção dos valores, que geralmente são calculados em planilhas no computador. A possibilidade de erros matemáticos ou de mau uso dos recursos do computador na obtenção da energia metabolizável deve ser considerada antes da publicação dos resultados.


Assim, a Embrapa Suínos e Aves propõe o uso de um software que padroniza os cálculos, sendo somente necessária a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, garantindo os resultados, o que torna a comparação destes mais precisa.

Resultado de imagem para Energcalc

 

Resultado de imagem para suinos e aves