Dia de Campo na TV - Melhoramento genético de peixes no Brasil

10/09/2015 16:50

O melhoramento genético de espécies de peixes é um dos projetos componentes de estudo da rede de pesquisa Aquabrasil, que busca ampliar as bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil. A pesquisadora Emiko Resende e um dos líderes técnicos da rede, o pesquisador Ricardo Ribeiro, falam sobre as tecnologias aplicadas ao melhoramento genético de peixes realizados atualmente no país e sobre a importância deste tipo de pesquisa para um maior, melhor e mais rápido desenvolvimento da aquicultura nacional.

No programa são apresentados os avanços obtidos até o momento com as espécies Tilápia, Tambaqui e Cachara. Após três anos, o projeto Aquabrasil tem obtido bons resultados e já tem tecnologias sendo transferidas para os produtores parceiros. Segundo os pesquisadores, ao final do projeto, o objetivo é que os peixes melhorados geneticamente e alimentados com rações de baixo impacto ambiental e de maior valor nutricional, sejam mais resistentes a doenças e estresse, e que a adoção das boas práticas de manejo resultem em produtos de melhor qualidade nutritiva e sanitária com um padrão comercial competitivo de alto valor agregado e retorno econômico.

O Dia de Campo na TV sobre Melhoramento genético de peixes no Brasil é uma produção da Embrapa Pantanal (Corumbá – MS) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.