Declínio populacional das abelhas polinizadoras de culturas agrícolas - Zootecnista Mikail Olinda de Oliveira

15/02/2016 15:35

Cabeçalho da página

Por: Mikail Olinda de Oliveira* 

*Zootecnista, Doutor em Abelhas e Polinização pela Universidade Federal do Ceará e Pós – Doutorando na Universidade Federal do Pará, Zoologia UFPA/MPEG, Rua Augusto Corrêa 01, CEP 66075-110, Guamá, Belém-PA 

 

As abelhas são os principais polinizadores na natureza, sendo de fundamental importância na condução de muitas culturas agrícolas ao redor do mundo, promovendo várias melhorias na cadeia produtiva da agricultura. 

A polinização realizada por abelhas contribui para a melhoria da qualidade e/ou a quantidade de frutos e sementes produzidos. Entretanto, apesar de toda importância, as abelhas encontram-se em processo de desaparecimento em várias partes do mundo, principalmente na Europa e em alguns países da América do Norte. 

Pesquisas recentes estão mostrando um grande declínio das abelhas nativas e abelhas melíferas (Apis mellifera), principalmente como consequência das alterações ambientais, que provocam severos efeitos negativos na disponibilidade de alimentos disponíveis para as abelhas. 

Assim essa revisão tem como objetivo, reforçar a importância das abelhas da polinização agrícola e alertar sobre a atual situação e o declínio populacional de diferentes grupos desses importantes polinizadores.

 

Para acessar na integra clique abaixo:

http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/APB/article/view/3623