Colaborador satisfeito, empresa bem sucedida

17/06/2015 16:55
O Amarelinho
Benefícios ajudam a criar ambiente harmônico. Desafio é saber o que o colaborador valoriza.

O cuidado com o ambiente de trabalho e a adoção de benefícios diferenciados são ações que permitiram, ao centro de convivência canina Dog Solution, excelentes resultados profissionais. 

De olho no bem-estar dos colaboradores, a ideia inicial foi criar um ambiente harmônico para os colaboradores, aplicando alguns benefícios (veja quadro): carga horária reduzida (de 5 a 7h diárias); day off (atingindo certas metas, é oferecido um dia de folga); líder out; vale-cultura; coffee break saudável; treinamento técnico trimestral; curso de desenvolvimento pessoal trimestral; subsídio em outros cursos de interesse; e autorrecompensa.

Os benefícios, segundo o zootecnista e proprietário da Dog Solution, Renato Zanetti, geram bem-estar aos colaboradores, que, como consequência, geram bem-estar ao ambiente corporativo. “A proposta é criar um ciclo constante. Trabalhar menos horas por dia, por exemplo, permite ao colaborador estar sempre focado no trabalho e, também, desenvolver outras atividades pessoais fora da empresa. Já o day off é um prêmio que o próprio colaborador alcança. Não é sorteio ou acaso. É conquistado ao atingir determinadas metas”, explica Zanetti.

O líder out, por sua vez, permite que as líderes tenham tempo para ‘pensar fora da caixa’ ao desenvolver outras atividades pessoais neste dia, além de possibilitar que os liderados comecem a se capacitar para assumirem responsabilidades e tomarem decisões. E assim por diante.

Para o zootecnista, não há como falar em bem-estar de cães se as pessoas que cuidam deles não estão se sentindo bem. “Nosso humor, sensibilidade, cansaço e estresse influenciam negativamente na forma de interação com os cães. Por outro lado, sentimentos como calma, serenidade e confiança colaboram de forma positiva”, observa.

O principal desafio na adoção desses benefícios, de acordo com o proprietário da empresa, é saber o que é valorizado pelo colaborador. Não adianta a empresa definir de forma unilateral o que é interessante. “É uma decisão que deve ser sempre reavaliada para determinar se o benefício oferecido gera o bem-estar desejado”, avalia.

A seleção também é diferenciada. No momento da entrevista, o colaborador selecionado é convidado a ficar 15 dias (remunerados) na empresa para saber se o trabalho é o que ele deseja. “Queremos criar um relacionamento em longo prazo e isto é estabelecido desde o momento da entrevista. Do nosso lado, é um período para ampliar as primeiras impressões que tivemos sobre o candidato”, destaca o proprietário.

A contratação só acontece depois desta experiência, uma vez que o foco está na velocidade do aprendizado que esse candidato apresenta e não na bagagem que ele traz. “Informação sobre nossa atividade profissional é algo que podemos oferecer. Mas a rapidez com que ele transforma esta informação em atitudes profissionais depende dele”, observa.

Entre os principais resultados da implantação desses benefícios, segundo Zanetti, estão a baixa rotatividade de colaboradores, uma equipe altamente técnica e bem treinada, alto índice de retenção de clientes e, o mais importante, um ambiente equilibrado com pessoas e cães saudáveis.

Benefícios diferenciados 

1. Carga horária reduzida: de 5 a 7h diárias – equipe descansada, com mais tempo livre ou mais horas para projetos pessoais;
2. Day off: atingindo metas, é oferecido um dia de folga;
3. Líder out: o líder não comparece à empresa e os liderados assumem sua função;
4. Vale-cultura: bônus em dinheiro para ser investido em cultura;
5. Coffee break saudável: café da manhã ou da tarde com produtos naturais e saudáveis;
6. Treinamento técnico trimestral: para formar um time altamente capacitado;
7. Curso de desenvolvimento pessoal trimestral: para formar um time que conheça seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos;
8. Subsídio em outros cursos: além dos treinamentos oferecidos trimestralmente, outros cursos do setor são subsidiados pela empresa;
9. Autorrecompensa: quando se sentir merecedor, o funcionário se premia com uma cerveja após o expediente.

Logo Dog Solutionfotos