Programação do CBNA combina prática e profundo conhecimento técnico em nutrição animal

05/01/2013 16:41

 

Com quatro eventos realizados entre março e novembro, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) conclui 2012 com um balanço altamente positivo. Graças a iniciativa da entidade, conferencistas de primeira linha promoveram amplo debate e divulgaram conhecimento bem embasado sobre temas atuais, com foco em assuntos regulatórios, nutrição pet, aditivos na alimentação animal, manejo e nutrição de bovinos. "Mas nossas preocupações vão além disso: preocupamo-nos em trazer pesquisadores reconhecidos, brasileiros e estrangeiros, novos pesquisadores, e profissionais que têm demonstrado um trabalho em que conseguem combinar tanto a prática quanto o profundo conhecimento técnico da nutrição", diz Marcio Ceccantini, vice-presidente do CBNA. Outra marca constante do CBNA foi o custo acessível aos participantes. "É claro que, com tudo isso, nossos eventos trazem uma série de expectativas. Mas a presença de um público de alto nível, responsável pela decisão de nutrição de milhões de toneladas de ração/ano, e a continuidade de apoio de empresas patrocinadoras, demonstram que as expectativas foram muito bem atendidas".

Realizado em novembro, a 27ª Reunião Anual do CBNA – II Congresso sobre Aditivos na Alimentação Animal, por exemplo, teve ótima repercussão entre seus 267 participantes, vindos de 10 estados brasileiros e de 6 outros países. "As avaliações que recebemos dos participantes mostram claramente a alta qualidade dos eventos e a necessidade de um local maior e com melhor acomodação do que o Instituto Agronômico de Campinas. E de fato, o IAC tem sido a casa do CBNA por muitos anos, e é bem conhecido de todos, porém, nas últimas reuniões anuais do CBNA tivemos capacidade máxima, e obviamente isto afeta a comodidade e o aproveitamento do evento. Assim, devemos pensar em buscar algum lugar mais adequado às atuais necessidades deste grande evento da Nutrição Animal da América do Sul", adianta Marcio.

No âmbito das discussões técnicas foi possível mesclar o conhecimento apresentado às práticas de mercado. "Algumas vezes buscamos o detalhamento e aprofundamento das funções fisiológicas da nutrição. Outras vezes as possibilidades de aplicação deste conhecimento, mas sem deixar de lado a visão de mercado para a aplicação dele. Nesse sentido, o CBNA atingiu suas metas mesclando várias correntes e promovendo o debate. Vejo ainda uma repercussão importante nas discussões que ocorreram devido ao momento de realização do evento, de ampla instabilidade no mercado de matérias-primas. Suscitar dúvidas e questões que provoquem os participantes a buscar mais informação é uma das funções importantes que temos. Assim, a nova diretoria, eleita em outubro/12, está animada em dar continuidade a essas discussões, a fim de atender às demandas dos nutricionistas brasileiros, reconhecidos como um dos melhores do mundo, e o nosso crescimento é prova disto", completa Marcio.

Também foram apresentados os finalistas do Prêmio CBNA de Pesquisa. Os três trabalhos finalistas revelaram características bem distintas. Um deles trouxe ao conhecimento do público uma parte de um grande trabalho que está sendo levado a cabo pela UNESP, relacionado aos requisitos nutricionais e consequências da qualidade nutricional no produto final. Outro relatou importantes  aspectos do efeito do selênio. O terceiro trabalho mostrou a ação de acidificantes em leitões. Este trabalho ("Ácidos orgânicos em dietas de leitões recém-nascidos criados em condições de desafio". Maicon Sbardella - ESALQ / USP) foi o vencedor, uma vez que conseguiu trazer a partir de três experimentos uma visão muito apropriada do efeito acidificante, com uma consistência e volume de dados que chamou a atenção da diretoria do CBNA.

Para 2013, o CBNA já antecipa sua programação. Para o primeiro semestre estão confirmados os seguintes eventos: Workshop CBNA sobre ingredientes de origem animal: Nutrição, Qualidade e Normas – Como manter a segurança alimentar fazendo uso dos ingredientes de origem animal, aproveitando-se de seu alto valor nutricional. Este workshop ocorrerá no IAC – Campinas, nos dias 22 e 23 de março de 2013. Outro evento será o V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, dias 24 e 25 de abril de 2013, no Espaço Via Appia, Valinhos (SP). No segundo semestre terá lugar o II Congresso CBNA sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais, em Maringá (PR) e a 28ª Reunião Anual do CBNA: Nutrição de Animais jovens, dias 23 e 24 de outubro (em local a ser confirmado).

Fonte: CBNA