Zootecnista fala sobre nutrição de bovinos leiteiros

06/07/2014 15:31
Notícias da Pecuária
Gado Gir Leiteiro
O Zootecnista, mestre em Nutrição e promotor técnico da Real H Nutrição e Saúde Animal, Ricardo Martinez responde algumas questões sobre o manejo e as exigências nutricionais na alimentação de bovinos leiteiros, confira:
Quais as exigências nutricionais do rebanho leiteiro?
 
As exigências nutricionais dos bovinos leiteiros dependem da idade, raça, categoria e produção de leite (no caso mais específico de vacas em lactação), entre outros fatores associados. Essas exigências são em consumo de matéria seca, proteína, energia, minerais e vitaminas necessárias para mantença, reprodução e produção leiteira. A dieta formulada deve ser suficiente para cobrir todas as necessidades da vaca leiteira sendo suficiente para manutenção do seu escore corporal, saúde e eficiência produtiva e reprodutiva. O processo de formulação de uma ração é dividido em três etapas: Estimativa das exigências nutricionais dos animais; Cálculo dos nutrientes fornecidos pelos alimentos disponíveis; e modelagem dos problemas para formulação de uma ração que possa aperfeiçoar o desempenho do animal a um custo mínimo.
 
Quais são e como agem os principais aditivos utilizados na nutrição de vacas leiteiras?
 
Existe a definição de aditivo para produtos destinados à alimentação animal como substância, micro-organismo ou produto formulado, adicionado intencionalmente aos produtos, que não é utilizada normalmente como ingrediente, tenha ou não valor nutritivo e que melhore as características dos produtos destinados à alimentação animal ou dos produtos animais, melhore o desempenho dos animais sadios ou mantenha a saúde desses animais. Temos várias categorias de aditivos: Promotores de crescimento e eficiência alimentar; Preservadores da qualidade do alimento como antifúngicos, antioxidantes, sequestrantes; Melhoradores da qualidade física do alimento: melaço, aglutinantes, flavorizantes, aromatizantes, acidificantes. Temos também os medicamentos Homeopáticos que atuam como melhoradores da saúde animal sem deixar resíduos no leite ou intoxicar o animal trazendo inúmeros benefícios à produtividade leiteira.
 
Como a Nutrição Funcional pode favorecer o desempenho do rebanho leiteiro?
 
Nutrição Funcional tem como definição trazer, além de suprir as necessidades nutricionais, saúde e bem estar ao animal e com isso, melhorar sua eficiência produtiva que se traduz em maior produção de leite no caso de bovinos leiteiros. Os animais bem nutridos e saudáveis tem como demonstrar todo o seu potencial genético para determinada variável, seja ela no ganho de peso ou produção de leite gerando maiores lucros ao produtor.
 
Quais práticas de manejo que podem aumentar a eficiência alimentar?
 
Existe algumas práticas no manejo alimentar dos animais que podem melhorar a eficiência alimentar dentre elas, procurar monitorar sempre o consumo de matéria seca dos animais em produção, procurar fazer análises periódicas dos ingredientes que compõem a dieta com o objetivo de proceder a um balanceamento da ração o mais preciso possível. Identificar possíveis distúrbios metabólicos e ajustar a alimentação sempre que necessário.
Informações Assessoria de Imprensa Real H