Aplicativo sobre avicultura e suinocultura para celulares e tablets

22/07/2014 15:25

Tecnociencia graosa

A diversidade de aplicativos para celulares e tablets ganha mais uma espécie, agora destinado a produtores de frangos de corte e suínos. É o primeiro software para dispositivos móveis da Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada em Concórdia, em Santa Catarina. Chamado de Granucalc, o aplicativo é gratuito e pode ser usado em dispositivos com o sistema Android. “Ele serve para calcular a granulometria das matérias-primas usadas para alimentar suínos e aves. Por meio de dois parâmetros, o aplicativo faz cálculos para determinar a melhor uniformidade dos grãos para cada espécie animal”, diz Everton Krabbe, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves. Formadas basicamente de milho e farelo de soja, as rações precisam ter um tamanho ideal para serem mais bem aproveitadas por frangos e suínos. “Antes de serem oferecidas aos animais, as matérias-primas passam por um moinho e o Granucalc faz os cálculos da porção que fica nas peneiras após a moagem”, diz Krabbe. Na versão para notebook e PCs, o Granucalc teve 191 downloads, incluindo agroindústrias, veterinários, cooperativas e fábricas de ração.

site da FAPESP

Nova versão móvel do Granucalc ajuda a formular ração para aves e suínos

Portal Embrapa

O Granucalc, utilizado na análise de granulometria para calcular o diâmetro geométrico médio (DGM) e o desvio padrão geométrico (DPG) das partículas de ingredientes para ração de frangos de corte e de suínos, é o primeiro software para dispositivos móveis disponibilizado pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos tablets e smartphones com o sistema operacional Android 2.2 ou superior. Clicando no ícone da Play Store, é só fazer a busca pelo Granucalc.

 

Foto: Embrapa Suínos e Aves

Embrapa Suínos e Aves - Versão do Granucalc para Android

Versão do Granucalc para Android

Para calcular o DGM e o DPG de uma amostra no aplicativo, basta preencher o formulário selecionando o método fixo (com peneiras pré-definidas) ou alternativo (selecionando as peneiras utilizadas) e informar os pesos das peneiras e os pesos das peneiras com as amostras. Os resultados e as interpretações podem ser enviados para os contatos do usuário via SMS (é preciso consultar a operadora de telefonia celular sobre os custos deste serviço).

Versão para PC e notebook - O software desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Suínos e Aves também pode ser baixado de graça na página da Unidade na internet, no endereço www.cnpsa.embrapa.br clicando na seção "Acesse Também > Granucalc". Terminado o download, não é necessário fazer a instalação. Basta extrair o conteúdo do arquivo para uma pasta no computador e executar o arquivo Granucalc.jar.

Downloads - Desde seu lançamento em dezembro de 2012, o Granucalc foi baixado por mais de 930 usuários do Brasil e do exterior (Argentina, Colômbia, Chile, México e Itália). Somente em 2014, são 191 downloads do software, incluindo assessorias veterinárias, agroindústrias, fábricas de ração, agropecuárias, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa, laboratórios de análise de alimentos, prefeituras e produtores.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, pode ser contatado o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Suínos e Aves, pelo e-mail  cnpsa.sac@embrapa.br  ou pelo telefone (49) 3441-0400