Animais valem milhões em uma das maiores feiras agropecuárias do país

28/08/2012 21:49

Expectativa é de que vendas ultrapassem R$ 11 milhões este ano. Expointer vai até domingo (2) e deve atrair quase 500 mil pessoas à região metropolitana de Porto Alegre, RS.

Jornal Nacional - 28/08/2012 -  Assista o video aqui

 

Uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil deve atrair quase 500 mil pessoas à região metropolitana de Porto Alegre. A Expointer vai até domingo (2), na cidade de Esteio.

Peões e cavalos trabalham juntos para dominar um bezerro que foge. A prova testa a velocidade e a precisão do cavalo crioulo, indispensáveis para tocar o gado nas fazendas.

“Habilidade para parar, para girar, com velocidade, e um animal com coragem e com aptidão de trabalhar com gado”, indica o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Luís Sarmento.

Além dos cavalos, a Expointer reúne touros, ovelhas e gado leiteiro de 11 estados brasileiros. A feira também mostra as novidades em tecnologia para a agropecuária.

“Eu acho lindo isso aqui. Pena que não tenha mais vezes ao ano”, diz um homem.

No local, o dia a dia do campo vira um show para os visitantes.

A preparação é mesmo para um espetáculo: tem até maquiagem para os olhos do cavalo árabe. Afinal, é preciso se destacar entre cerca de oito mil animais de mais de 150 raças.

O tratamento é feito para ressaltar as características de cada animal. O cavalo faz até a barba.

“Para ele ficar com a cabeça mais bonita, que aparece melhor a cabeça”, explica um treinador.

A tosa ressalta os contornos de uma vaca de mais de 700 quilos. O carinho acalma o bicho.

“Não está brigando com a gente então ela deve estar gostando, sim”, brinca o expositor Inácio Tellechea.

Beleza que vale muito, o preço de um animal premiado na Expointer aumenta em pelo menos dez vezes. A expectativa este ano é de que as vendas ultrapassem R$ 11 milhões.

Até os pequenos garantem bons lucros. O pelo do coelho angorá, tosado três vezes por ano, é mais valioso que a lã das ovelhas.

Os galos também passam por julgamento. Os juízes, vindos da Argentina, são rigorosos.

Jornal Nacional