1º Sumário Brasileiro Unificado de Touros Nelore já pode ser consultado pela internet

22/08/2012 19:10

 

Expogenética 2012
Lançado oficialmente no último domingo (19/08) durante a ExpoGenética 2012, em Uberaba/MG, o 1º Sumário Brasileiro Unificado de Touros Nelore já pode ser consultado pela internet através do endereço:
 
https://www.abczstat.com.br/Comunicacoes/sumario/unificado.aspx

O grande diferencial deste sumário é a participação apenas de touros com alta acurácia, ou seja, touros que têm avaliação mais precisa, o que aumenta a confiança no resultado e reduz as dificuldades do criador em analisar várias fontes de informação. Os touros são apresentados por ordem alfabética com as DEPs comuns aos três programas: peso aos 120 dias de idade (direto, materno e materno total), peso aos 210 dias de idade (direto, materno e materno total), peso aos 450 dias de idade, perímetro escrotal aos 450 dias de idade e idade ao primeiro parto. 

O compromisso de desenvolver o Sumário Unificado foi firmado em maio de 2010 entre a ABCZ, a ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) e a Embrapa. A raça nelore foi escolhida para esta fase inicial por três razões fundamentais: por ser a raça com maior volume de dados em comum nos três programas; por ser a que apresenta, no conjunto, a maior população; e por ser a que apresenta, no mercado, a existência de diferentes programas e resultados de avaliações. “É relevante destacar que nesta primeira fase - embora esteja envolvido no processo - a EMBRAPA, não teve sua base de dados incluída apenas por questões operacionais. Seguramente, na próxima edição, as três bases de dados deverão estar consolidadas. Este sumário foi produzido a partir da junção das bases de dados da ABCZ e da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, o que representa um aumento do universo de animais avaliados. Além disso, reforça as avaliações, aumentando a precisão das estimativas genéticas e contribui para evitar a existência de diferentes DEPs para um mesmo animal em determinada característica”, explica Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.