Cães também precisam tomar café da manhã

06/02/2013 21:05

 

Cães alimentados pela manhã, foram 30% mais precisos no rastreamento 

caes-precisam-tomar-cafe-da-manha-animal-planet-post


Todo mundo sabe da importância de tomar um bom café da manhã, e agora o mesmo princípio se estende aos cães.

Pesquisadores da Universidade de Kentucky testaram as habilidades de cães adestrados que ingeriram uma boa refeição pela manhã ou ficaram em jejum.

Os cachorros que se alimentaram foram 30% mais precisos no rastreamento que os que pularam a refeição matinal.

As descobertas, realizadas pelas pesquisadoras Holly Miller e Charlotte Bender, foram publicadas recentemente na revista científica  Behavioral Processes. 

Pesquisas anteriores demonstraram que crianças obtinham notas melhores nas provas depois de tomar um bom desjejum, o que fez Miller se perguntar se o café da manhã também melhoraria o rendimento dos cães. A resposta foi positiva.

No entanto, tais conclusões podem não se aplicar a lobos em estado selvagem. Isso acontece porque os cães domesticados geralmente consomem rações balanceadas, com alto teor de carboidratos, o que aumenta a dependência de glicose do cérebro. Por isso, seu desempenho é afetado quando os níveis dessa substância caem.

Já a dieta dos lobos, baseada em carne de caça, fornece uma quantidade menor de carboidratos e alto teor de gordura. Portanto, uma pequena refeição matinal pode não ter o mesmo efeito sobre o desempenho cognitivo dos lobos selvagens.

Fonte: BBC Por Amanda Onion