Avanço do eucalipto faz pecuarista inovar com raça de ciclo curto

10/06/2013 19:46

 

Com o avanço das plantações de eucalipto em Três Lagoas (MS), os pecuaristas da região se veem cada vez mais obrigados a procurar raças que ofereçam resultados em curto prazo. Para atender a essa demanda crescente por animais precoces, a Fazenda Floresta, da JP Agronegócios, aposta na produção de touros Montana.
 
Situada ao leste do Mato Grosso do Sul, a cidade é um dos principais polos industriais do Estado. Por conta disso, duas gigantes da celulose estão instaladas na cidade, fato que desestabilizou a produção pecuária.
 
Muitos pecuaristas ali instalados arrendaram suas terras para o plantio de eucalipto e, aqueles que conseguiram se manter na pecuária, como a Fazenda Floresta, precisam trabalhar com uma produção de ciclo curto para obter resultados em menos tempo e abastecer a demanda por touros precoces.
 
Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana, afirma que “o touro Montana é a opção certa para uma pecuária de curto prazo, pois os animais oferecem precocidade sexual e alto ganho de peso, além de alto índice de fertilidade, pontos indispensáveis para quem investe na pecuária profissional”.
 
Em 2011, a Fazenda Floresta adquiriu 600 matrizes Montana prenhas e investiu em touros, incluindo os TOP do teste de progênie do Programa Montana, MTN Druida e MTN Epitácio. A seleção dos tourinhos já começou e, em agosto, a fazenda já disponibilizará aos produtores locais touros da safra 2011.
 
Para ilustrar a eficiência dos animais da raça Montana, o zootecnista José Pavan Neto, coordenador de pecuária da Fazenda Floresta, compara os resultados obtidos com uma boiada de engorda em confinamento com os de seus garrotes da raça, que pesam o mesmo, mas com um ano de vantagem para os Montana.
 
“Estamos impressionados com a precocidade sexual e com o enorme potencial de ganho de peso do Montana. Era exatamente o que precisávamos: animais com essas características econômicas”, reforça o zootecnista. 
 
Serviço
 
Para saber mais, acesse www.compostomontana.com.br ou mande um e-mail para faleconosco@compostomontana.com.br. O telefone do Programa Montana é (17) 3011-6775.
Fonte: Lúcio Borges com Programa Montana